Nesta quinta-feira (10), o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Capela, Paulo, confirmou ao Portal 79 que o ex-prefeito Manoel Messias Sukita quitou a dívida que mantinha com o órgão. A pendência, que era referente ao ano de 2021, acumulou-se no período de final de pandemia e vinha sendo informada regularmente ao devedor através das faturas enviadas pelo SAAE.
De acordo com Paulo, a autarquia sempre se manteve transparente em relação à dívida de Sukita com o município. Desde o surgimento do débito, o SAAE notificava a inadimplência por meio das cobranças periódicas, procedimento padrão adotado com todos os consumidores. Entretanto, somente no dia de hoje o pagamento foi efetivado, o que possibilitou a religação do fornecimento de água da residência do ex-prefeito.
Sukita, que já administrou a cidade de Capela, não havia se pronunciado publicamente sobre a situação até o momento. A dívida pendente, gerada durante um período crítico no país, quando muitas pessoas enfrentaram dificuldades financeiras devido à pandemia, finalmente foi regularizada, restabelecendo o acesso ao serviço de água em sua residência.
A religação do serviço só foi possível após o pagamento do valor total devido ao SAAE, órgão responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto no município de Capela.
A quitação da dívida encerra um impasse que se estendia por quase três anos, demonstrando a importância do cumprimento das obrigações financeiras para garantir o acesso a serviços essenciais.