PORTAL 79 ANIMADO

Huse tem cerca de 80% dos leitos para queimados ocupados

Cerca de 80% dos leitos da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe estavam ocupados, nesta terça-feira (18), de acordo com dados da unidade de saúde.

Por Mega FM em 19/06/2024 às 10:29:28
Foto: G1 - Globo

Foto: G1 - Globo

Cerca de 80% dos leitos da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de UrgĂȘncia de Sergipe estavam ocupados, nesta terça-feira (18), de acordo com dados da unidade de saĂșde. O local conta com 14 leitos, entre adultos e infantis.

"Sabemos que por conta de toda a tradição que envolve o perĂ­odo junino os riscos acabam aumentando significativamente. No ano passado, no mesmo perĂ­odo, ainda não tinha nenhuma admissão na UTQ por conta de acidentes envolvendo fogos de artifĂ­cio e, este ano, jĂĄ tivemos alguns casos. Além do tempo de internação, os pacientes correm risco de diversas sequelas. É um tratamento que requer muitos cuidados", explicou a enfermeira e gerente da UTQ, Wandressa Nascimento.

De acordo com dados da unidade, de janeiro a maio de 2024, foram atendidos 77 pacientes, um aumento de mais de 10% em comparação ao mesmo perĂ­odo do ano passado. JĂĄ na primeira quinzena do mĂȘs de junho desse ano, foi registrada uma diminuição nos atendimentos de urgĂȘncia e emergĂȘncia a pessoas vĂ­timas de algum tipo de queimadura, quando comparado ao mesmo perĂ­odo de 2023. Ano passado foram mais de 170 admissões e 12 óbitos. Apenas no mĂȘs de junho de 2023, a unidade de queimados atendeu 24 pacientes.

Principais cuidados

Entre as principais orientações para vĂ­timas de queimadura estĂĄ o resfriamento da ĂĄrea com ĂĄgua corrente em temperatura ambiente por aproximadamente 15 a 20 minutos e cobrir o local com um pano seco.

"É importante a conscientização de usar uma proteção para o manuseio dos fogos, como botas e luvas, não soltar fogos após ingestão de bebida alcoólica, não pular fogueira e não deixar criança próximo a fogueiras. Além disso, também é importante que a criança esteja sempre supervisionada pelo adulto, e obedeça a faixa etĂĄria indicada para cada tipo de fogos", explicou a enfermeira.

Fonte: https://g1.globo.com/se

Fonte: https://www.radiomega.fm.br/

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Magna TI ANIMADO