A Justiça Eleitoral da 26ÂȘ zona suspendeu a Pesquisa Eleitoral SE-08879/2024 em que foi alegado o direcionamento ao candidato a prefeito Janilson Alves (UB), de Santa Rosa de Lima, municĂpio localizado na região Leste de Sergipe. A ação foi movida pela Coligação Avança Santa Rosa: PSD - PP, que tem como seu candidato a prefeito, Marcondy Anjos (PSD).
A coligação alegou que a realização da pesquisa e o registro n° SE-08879/2024 foram feitos de forma irregular. Por isso, ajuizou ação e conseguiu uma liminar que impediu sua divulgação, que aconteceria nesta segunda-feira (16). Alguns dos principais argumentos da Coligação foram o favorecimento da pesquisa a um candidato especĂfico, que nesse caso é Janilson Alves e sua vice Bojota (Cidadania).
Além disso, a coligação de Marcondy alegou também que a empresa, que realizou o levantamento, registrou duas pesquisas com as mesmas condições e caracterĂsticas. Vale registrar, que é curioso esse instituto ter sido criado recentemente, em 28 de julho de 2024.
Na sentença, a juĂza da 26ÂȘ Zona Eleitoral de Sergipe, HercĂlia Maria Fonseca Lima Brito, que julgou o caso, disse que "não houve cumprimento do requisito de registro previsto no art. 2Âș, §11, alĂnea "c", da Resolução TSE nÂș 23.600/19 e determinou a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral impugnada, com a comunicação à contratante", sentenciou.
Contador de formação, Janilson Alves jĂĄ foi secretĂĄrio de Finanças em Santa Rosa de Lima e chegou a concorrer a uma eleição a prefeito em 2020, mas não conseguiu ĂȘxito. Neste ano, com a influĂȘncia do ex-deputado federal André Moura (UB), ele se filiou ao União Brasil e escolheu Bojota, uma vereadora de trĂȘs mandatos no municĂpio, para ser sua candidata a vice. Janilson também conta com o apoio do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto.