Para garantir senha preferencial, basta comprovar o grupo sanguíneo por meio de cadastro no próprio hemocentro ou apresentar o exame de tipagem sanguínea. Ao longo do mês de setembro, a entidade registrou uma média de apenas 103 doações por dia – número bem abaixo das 180 doações definidas como necessárias para atender a rede no Distrito Federal, além de configurar a menor média de todo o ano.
"Se você tem tipo negativo, sua doação é essencial para salvar vidas! Venha ao hemocentro e faça a diferença", destacou a fundação, por meio de suas redes sociais. Os requisitos para doação de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 51 quilos; e estar saudável. Quem foi diagnosticado recentemente com gripe, covid-19 ou dengue deve se informar sobre os prazos de aptidão para doar sangue.Menores de 18 anos também podem doar sangue, desde que apresentem formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, da mãe ou do tutor/guardião. Já idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos para estarem aptos a doar novamente, desde que se mantendo na faixa etária até 69 anos.
Para todos os doadores, é obrigatório apresentar documento oficial com foto em bom estado de conservação. Também são aceitas versões digitais dos documentos em aplicativos oficiais. É preciso ainda dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; não fumar duas horas antes da doação; e não estar em jejum.
O agendamento da doação de sangue pode ser feito por meio do site Agenda DF ou por meio de ligação para o número 160 (opção 2). A Fundação Hemocentro de Brasília informou que também atende doadores por meio do sistema de encaixe, conforme disponibilidade.
Fonte: AgĂȘncia Brasil