O ex-deputado federal Valadares Filho, do partido Solidariedade, vai disputar as eleições municipais de 2024 em Aracaju. Para pôr fim a qualquer tipo de especulação, Valadares Filho deixará o cargo de Chefe da Assessoria da Secretaria-Geral da Presidência da República na próxima sexta-feira, dia 5, último dia permitido pela legislação eleitoral para desincompatibilização.
Nos bastidores polÃticos, circulam rumores de que Valadares Filho teria sido convidado por emissários do prefeito Edvaldo Nogueira para compor a chapa como vice de Luiz Roberto (PDT). No entanto, setores do Solidariedade negam essa informação, afirmando categoricamente que Valadares Filho será candidato a prefeito de Aracaju.
Com a entrada de Valadares Filho na corrida eleitoral, existe uma possibilidade crescente de que dirigentes do PV e do PCdoB possam apoiar sua candidatura. Tal apoio se justifica pelo capital polÃtico acumulado pelo ex-parlamentar, que já disputou eleições para prefeito, senador e foi vice na chapa de Danielle Garcia em 2020.
Embora o PT tenha lançado a pré-candidatura da jornalista Candisse Carvalho, alguns setores do partido resistem à escolha e consideram a possibilidade de apoiar Valadares Filho, vendo nele uma alternativa viável para uma candidatura de esquerda.
A movimentação de Valadares Filho promete agitar o já conturbado cenário polÃtico de Aracaju. Sua decisão de concorrer e as alianças que pode formar serão determinantes para o desenrolar das eleições municipais de 2024.