A Operação SĂȘnior deflagrada pela PolĂcia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional de Estância prendeu de forma preventiva trĂȘs suspeitos de cometerem crime de estelionato contra idosos, naquele municĂpio. As prisões ocorreram nesta quarta-feira (2).
A quadrilha captava aposentados e pensionistas do INSS, oferecendo falsas facilidades para empréstimos consignados. A vĂtimas eram induzidas a fornecer dados bancĂĄrios e senhas, permitindo que os valores fossem desviados para contas de terceiros.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica (SSP/SE) o prejuĂzo de aproximadamente R$ 25 mil às vĂtimas. Muitas delas, passam dificuldades financeiras, jĂĄ que os valores das parcelas dos empréstimos são debitados automaticamente de suas aposentadorias ou pensões.
Lei Estadual
A Lei Estadual nÂș 8.964/2022, instituiu a Campanha de Combate a Golpes Financeiros contra Idosos no Estado de Sergipe. A campanha é realizada anualmente na primeira semana de outubro, que é o Dia Estadual do Idoso. O abuso financeiro contra idosos é a violação de direitos relacionados ao dinheiro, que atinge principalmente idosos.
Com informações da SSP/SE