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Duplicação da BR-235 tem previsão de iniciar em 2026, diz superintendente do Dnit

A falta de conclusão dos serviços tem causado muitos transtornos para a população

Por Sueli Carvalho em 25/03/2025 às 23:13:39

Nesta terça-feira, 25, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Sergipe (Dnit), Halpher Luigi, participou de entrevista no Jornal da Mega – 1ª Edição. Durante o programa apresentado pelo radialista Douglas Santos, ele relatou como está a situação da duplicação das rodovias federais que cortam o Estado de Sergipe: BR-101 e BR-235.

A falta de conclusão dos serviços tem causado muitos transtornos para a população que trafega diariamente em vários trechos das duas rodovias. Conforme o diretor do Dnit, o grande desafio é entre Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana, porque se faz necessário um diálogo com o Ibama e o Instituto Chico Mendes para obter o licenciamento o mais rápido possível, por conta do Parque Nacional, que é cortado pela rodovia. "Dentro desse contexto, eu não acredito que no início do ano a gente tenha essa obra iniciada. No primeiro semestre de 2026, nós teremos o licenciamento ambiental para que a partir daí possamos contratar as obras e até o final do ano sejam iniciadas", ressaltou Halpher Luigi.

O superintende revelou também que na BR-101 há desafios, o primeiro e o maior deles é a duplicação dos 53 km da BR-101 Sul, saindo de Estância, passando por Umbaúba e chegando em Cristinápolis até a divisa com a Bahia. Segundo ele, o Dnit já analisou o anteprojeto feito, já aprovou e está agora nas ações de publicação do edital de contratação das obras, que deve acontecer nos próximos dias.

"É uma notícia importantíssima não só para Sergipe, mas para toda a BR-101 Nordeste. Nós precisamos contratar esses serviços. O Dnit em Sergipe vai lançar os editais a partir do mês de abril em três lotes. A nossa expectativa é que iniciemos as obras ainda no final de 2025, mais tardar no início de 2026. Já há um estudo ambiental, já tem licença prévia pronta junto ao Ibama, e a gente está cumprindo as exigências que o órgão ambiental solicitou a autarquia, então é um desafio importante e uma conquista para o Estado, por ser talvez o maior investimento rodoviário da história do Estado de Sergipe", destacou.


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